Boa Tarde! Sábado, 18 de Novembro de 2017
01/11/2017

SAEP COLOCA EM PRÁTICA O PLANO DE AÇÃO DE CONTROLE DE PERDAS DE ÁGUA EM NOSSO MUNICÍPIO


Como anunciado no início do ano, o Superintendente e Engº João Alex Baldovinotti, vem informar à população que já está em prática o plano de ação de controle de perdas de água tratada em Pirassununga. Como ele mesmo havia dito, esse trabalho é de suma importância para o Município, em termos comerciais, ambientais, e de uma maneira geral no desenvolvimento de nossa cidade. 

 

Praticamente todo o sistema de abastecimento de água em qualquer cidade ou país, sofre com perdas durante o processo de tratamento e distribuição de água. Por este trabalho ser essencial para as Empresas de Saneamento, a atual administração implantou este projeto e conta com uma equipe de funcionários capacitados que compõem o Setor de Controle de Perdas em nosso Serviço de Água e Esgoto de Pirassununga. A equipe está executando vários serviços que influenciam diretamente para controlar e combater perdas de água em nosso sistema de abastecimento.

Para que a população fique ciente e possa compreender melhor esse trabalho que a equipe desenvolve diariamente, João Alex expõe alguns detalhes do que está sendo realizado pelo SAEP.

 

As trocas de hidrômetros por exemplo, são de suma importância, pois alguns deles após certo tempo de uso,  podem apresentar desgaste nos mecanismos internos, impedindo o registro do consumo real no imóvel e até ocultar um possível vazamento interno. Essas trocas são realizadas visando combater o desperdício de água e garantir a qualidade e eficiência da leitura do consumo mensal. Além desse trabalho com os hidrômetros, pesquisas e consertos de vazamentos, também contribuem para o combate às perdas de água.

Instalação de macromedidores nos bairros, atualização de cadastro dos consumidores,  todas estas ações contribuem para o desenvolvimento deste trabalho de controle de perdas.

Outra ação importante é a setorização das redes, diminuindo as áreas de abastecimento, o que reduz o volume de água perdido em descargas que são dadas após o conserto de um vazamento e permite um controle melhor da pressão nas redes.

 

A média brasileira de perdas de água é de aproximadamente 40% (incluindo perdas reais e aparentes), mas em algumas empresas de saneamento essas perdas superam este valor. O elevado índice de perdas de água reduz o faturamento das empresas e, como consequência, sua capacidade de investir e obter financiamentos para melhorias nas cidades. Além disso, gera danos ao meio ambiente na medida em que obriga as empresas de saneamento a buscarem novos mananciais (fontes de água utilizadas em abastecimentos públicos).

O conceito de perdas nos sistemas de abastecimento de água inclui duas categorias:

   

» Perdas reais e perdas aparentes.


Mas o que é isso?

 

A “perda de água física” ou “real”, é quando o volume de água disponibilizado no sistema de distribuição pelas Estações de Tratamento de Água,  não é utilizado pelos consumidores, sendo desperdiçado antes de chegar às residências.

A “perda de água comercial” ou “aparente” é  quando o volume utilizado não é devidamente computado nas unidades de consumo, sendo cobrado de forma inadequada.

Isso não somente é prejuízo para o serviço de distribuição de Água, no caso de nosso município, o SAEP, como também para toda a população.

 

Foram instalados macromedidores nos seguintes locais:

• Reservatório da Cachoeira de Emas (atrás da Rua Nossa Senhora das Dores )

• Vila Santa Fé

• Jardim Clayton Mallaman


Os macromedidores são semelhantes aos hidrômetros das residências, porém em maior proporção. Eles fazem um monitoramento da vazão e da pressão da água, evitam desperdícios e elevam a eficiência no abastecimento.


A instalação faz parte do Programa de Controle de Perdas desenvolvido pelo SAEP.





Notícias

Notícias do SAEP Foi inaugurada no último domingo, 12 de novembro, a nova Captação de água de Pirassununga
Notícias do SAEP SAEP consegue verba do FEHIDRO para combate às perdas de água.
Notícias do SAEP SAEP COLOCA EM PRÁTICA O PLANO DE AÇÃO DE CONTROLE DE PERDAS DE ÁGUA EM NOSSO MUNICÍPIO
Notícias do SAEP O SAEP realiza mais uma obra de drenagem de águas pluviais
Notícias do SAEP Estamos realizando testes na Rede de água do Distrito de Cachoeira de Emas
Notícias do SAEP Nova Captação de água do Rio do Roque receberá o nome de “José Antonio Baldovinotti”, após a aprovação do Projeto de Lei.
Notícias do SAEP As ligações de água somente serão realizadas se a caixa padrão estiver chumbada em alvenaria
Notícias do SAEP Obra de drenagem na Rodovia Euberto Nemézio Pereira de Godoy entre a Vila Beck e Vila Real